Patrocinador Diamond da RNR & RNYP 2017

Anunciamos oficialmente nosso patrocinador Diamond, a Rocket.chat. Conheça mais sobre a StartUp e seu aplicativo open source.

A Rocket.chat é uma StartUp que possui um aplicativo open source de chat online para comunidades e empresas que desejam ter seus próprios chats.

O CEO e fundador, Gabriel Engel, nos conta sobre o Rocket.Chat, que inicialmente começou como um fork Open Source do Slack, mas que hoje em dia provê muito mais recursos, já que várias pessoas estão contribuindo com o projeto. Isso tudo fez com que o Rocket.Chat se tornasse uma plataforma de comunicação onde é possível se comunicar via texto, áudio e vídeo.

Conversamos sobre os recursos que o Rocket.Chat oferece atualmente, como possibilidade de integração com outros serviços, criação e utilização de bots, definição de diversos níveis de notificação e status, acesso ao sistema utilizando clientes no browser e smartphones, entre outros.

Depois de conhecer o que é o Rocket.Chat e o que ele oferece, conversamos sobre as tecnologias utilizadas no projeto. Ele é escrito inteiramente em JavaScript utilizando Node.js, o framework fullstack Meteor, usa o MongoDB como banco de dados, usa o Electron nos aplicativos de Desktop e Cordova nos aplicativos Mobile.

Para o Rocket.Chat, no curto prazo o investimento permitirá melhorar a usabilidade e desenvolver novas funcionalidades na plataforma, que é gratuita.

No longo prazo, a ideia é interconectar os servidores diferentes ao chat e abrir um canal de comunicação livre.

“Vemos uma tendência mundial para a diminuição do uso de e-mail e o crescimento do WhatsApp. Mas esse é projetado para ser pessoal, e não corporativo. Queremos ser o WhatsApp corporativo”, afirma Gabriel Engel, fundador da empresa.

O processo conta com a cooperação de desenvolvedores independentes em comunidades como o GitHub, que ajudam a implementar novas funcionalidades e a identificar e corrigir falhas na plataforma. Hoje são mais de 400 colaboradores na rede.

Com mais de 100 mil servidores instalados e premiada pela Black Duck com o Open Source Rookies of the Year em 2015 e pela InfoWorld como a melhor aplicação open source em 2016, o Rocket.Chat tem quase 10 milhões de usuários.

“Hoje se entende que softwares abertos são mais confiáveis por serem muito mais testados e auditados do que os fechados. Nós construímos junto à comunidade de desenvolvedores o que as empresas precisam e, assim, estamos constantemente inovando”, diz Engel.

Curioso sobre como funciona o app? Faça download do app e experimente!!!

Acesse a conta do GitHub e também contribua para o desenvolvimento do app:

 

Assiste  o Tech talk at Meteor Devshop SF com Gabriel Engel, CEO e fundador do Rocket.Chat:

Notícias de onde deu origem ao conteúdo da publicação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *