20/02/2017

Palestrantes

Conheça mais sobre quem estará fazendo parte da nossa programação:

  • José Roberto Boisson de Marca    

Formou-se em Engenharia Elétrica, menção Telecomunicações na PUC/Rio e obteve os graus de M.Sc. e Ph.D. em Engenharia Elétrica na University of Southern California, Los Angeles, USA. Em 2014 ele ocupou o cargo de Presidente e CEO do IEEE, a maior organização científico/profissional do mundo. Em 2000-2001 o Prof. Boisson foi Presidente mundial da IEEE Communications Society. Ele foi também o Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Entre 1983 e 1987 foi Presidente do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC), quando foram feitos os primeiros trabalhos colaborativos entre várias universidades brasileiras para desenvolver protocolos de comunicação. Ele é membro do IEEE no grau de Fellow e é membro-titular tanto da Academia Brasileira de Ciências quanto da Academia Nacional de Engenharia. O Dr. Boisson ocupou o cargo de Diretor Científico do CNPq, onde autorizou a os recursos iniciais para a rede nacional de pesquisa (RNP) que abriu o caminho à utilização em larga escala da Internet no Brasil e mais recentemente foi membro por um período de três anos do Conselho Consultivo da Presidência da Finep. O Prof. Boisson possui vasta experiência internacional tendo trabalhado em universidades e laboratórios industriais em diferentes países. Duas vezes ele atuou como Consultor Científico no AT & T Bell Laboratories, Murray Hill, USA. Foi Professor Visitante no Politecnico di Torino, Italia e na Hong Kong University of Science and Technology (HKUST). Em 2008 ele foi Pesquisador Visitante nos laboratórios de pesquisa em redes da NEC Europe em Heidelberg, Alemanha. No início de sua carreira foi engenheiro da Embratel na área de comunicações de dados. Ao retornar do doutorado foi professor do Dept. de Engenharia Elétrica da UNICAMP. De 1978 a 2016 ele foi Professor do Centro de Estudos em Telecomunicações – CETUC da Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro (PUC/Rio), tendo também ocupado vários cargos de liderança na PUC/Rio, incluindo Vice Decano do Centro Técnico Científico e Diretor de Desenvolvimento. O Prof. Boisson recebeu ao longo de sua carreira diversos prêmios e reconhecimentos tanto do IEEE como da IEEE Communications Society. Em 2013 foi selecionado pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Em 2014 recebeu da ASSESPRO o prêmio de Personalidade do Ano no setor de Telecomunicações. Em 2016 ele foi nomeado pelo Presidente da República membro-titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-CCT e em 2017 foi nomeado membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações -MCTCI.

 

 

  • Antonio Ferreira 

Antonio Ferreira é professor do Programa de Engenharia Elétrica/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu os título de Engenheiro (1987) e M.Sc. (1991) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil e Ph.D. da Universidade de Cambridge, Reino Unido (1997), todos em Engenharia Elétrica.
Seus principais interesses são sistema de potência e máquinas elétricas. Antonio leciona em níveis de graduação e pós-graduação e tem participado de vários projetos de pesquisa financiados pelo governo e indústria.
Ele recebeu o Crompton Premium por melhor artigo da Institution of Engineering an Technology do Reino Unido (1998), o Kenneth Emsley Prize por sua tese de doutorado do St Edmunds College – Reino Unido (1997) e foi aceito na sociedade honorífica IEEE-HKN (2011).
Ele foi o representante Brasileiro no Comitê de Estudos A1 – Máquinas Rotativas do CIGRÉ e coordenador do Comitê de Estudos A1 do CIGRÉ-Brasil de 1998 a 2004.
Ele é membro do IEEE desde 1984, voluntário desde 2000 e, atualmente, é Diretor da Região 9 – América Latina e Caribe, e membro do Board of Directors do IEEE  (2016-2017).

 

 

  • Tatiana Mariano Lessa de Assis  

Tatiana possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). De janeiro a março de 2009 atuou como pesquisadora visitante no Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). Entre 2006 e 2011 foi professora da Universidade Federal Fluminense. Em 2015, realizou estágio pós-doutoral no Imperial College London (UK). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de planejamento da operação de sistemas interligados, aplicações computacionais em sistemas de potência, dinâmica e controle de sistemas de potência, qualidade de energia e eletrônica de potência. Atua como voluntária do IEEE desde 2010 e atualmente é presidente da Seção Rio de Janeiro. É Senior Member do IEEE e Editora da revista IEEE Transactions on Sustainable Energy. 

 

 

  • Maria Luiza Reis  

 CEO e fundadora da Lab245 Software desde 1996. A empresa é fabricante dos produtos Folder245 de ECM, BPM e Big Data, o primeiro software de BPM para web. Na Lab245, foi responsável pela implantação de sistemas de ECM, BPM e BI na Unicamp, Petrobrás, Michelin, TV Globo, Ipiranga, Odebrecht, Icatu, João Fortes, Estácio de Sá, Dufry, entre outros.
Foi gerente de implantação da Optika Imaging Systems de 1994 a 1996. Em 1994 Maria Luiza foi pesquisadora Visitante em Visão Artificial, Université Blaise Pascal – França.
Obteve graus de DSc. Engenharia Nuclear na COPPE/ UFRJ em algoritmos para visão artificial -1994, MSc. em Engenharia Mecânica não COPPE/UFRJ em algoritmos para tomografia computadorizada – 1990 e de Engenheira Mecânica UFRJ -1989.
Realizou palestras em diversos congressos de TI, como Rio Info, sobre Big Data e IoT em 2016. Publicou artigos em revistas e congressos internacionais sobre algoritmos de tomografia, visão artificial, fotogrametria e análise preditiva.

 

 

  • Marcela Trindade  

Graduada em Engenharia Eletrônica e da Computação pela UFRJ em 2005, iniciei minha vida profissional no LabOceano, o Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE. Trabalhei com instrumentação eletrônica e desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados para os ensaios realizados no laboratório, de 2002, quando entrei como bolsista de iniciação científica, até 2010, quando ocupava o cargo de Gerente de Engenharia Eletrônica. Em 2008 concluí meu Mestrado em Instrumentação Oceanográfica na COPPE, e em 2010 ingressei por concurso na Marinha, como Engenheira de Tecnologia Militar no Centro de Manutenção de Sistemas, trabalhando na Seção de Guerra Eletrônica. Assumi a gerência da Seção em 2012, na qual fiquei até 2014, coordenando as atividades de reparo e instalação destes sistemas a bordo das embarcações da Marinha do Brasil. Em 2014, aceitei o convite para trabalhar na National Instruments no Brasil, como a engenheira de vendas responsável pelo atendimento ao RJ e ES, trabalhando como consultora técnica na especificação de sistemas de aquisição de dados, testes, controle, monitoramento e outras aplicações, trabalho que venho fazendo até hoje, porém agora com foco em contas estratégicas, e não mais por território. Meu objetivo é seguir ganhando experiência na área de vendas, para que, num futuro próximo, esteja preparada para gerenciar e orientar pessoas que compartilhem da minha função.

 

 

  • Alexandre Ferreli Souza  

Formado em Engenharia em Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2000), obteve o título de Mestre em Engenharia Biomédica na COPPE/UFRJ em 2003, MBA em Engenharia de Manutenção em 2004 (UFRJ), título de especialista em Segurança do Trabalho em 2013 (UFRJ),  título de especialista em  Engenharia Clínica em 2016 (FICS Albert Einstein) e iniciou o curso de Doutorado em Engenharia Biomédica em março de 2015 (UFRJ). Vem atuando em companhias de equipamentos médicos e Engenharia Clínica desde 1995. Ajudar a salvar vidas, melhorar o atendimento na saúde, estudar e se atualizar sempre é o que o atraiu para esta área e o motiva a continuar nela. Vice-Presidente Executivo da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Diretor Administrativo da empresa Alternativa-MRI. Foi elevado a membro Senior no IEEE em 2009.

 

 

  • Leonardo Nascimento  

 Engenheiro de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e Mestre em Informática pela mesma instituição, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico. Como tese, desenvolveu um sistema de realidade virtual utilizando o Oculus Rift para o tratamento de pessoas com fobia de avião. Atualmente, lidera uma equipe de desenvolvimento de software de diversos projetos no Tecgraf/PUC-Rio. Além de lecionar no Instituto Infnet e ser o responsável pelo bloco de desenvolvimento .NET e coordenador da pós graduação na mesma área.

 

 

 

  • Paulo Cesar (PC) 

PC é um empreendedor serial focado em estratégias que gerem barreira de entrada e retorno crescente de escala. PC é atualmente membro do Conselho de Administraçao do Hotelli Corporate, Tradevox (USA) e Go Viral Media. No passado PC foi Sócio e Membro do Conselho de Administração do Hotel Urbano, além de ter participado ativamente na negociação da primeira rodada de investimentos da empresa.

Participação: Mesa Redonda “A crise na engenharia provocando novas perspectivas”

O objetivo é desenvolver o assunto de startups em cima do tema do evento, assim, discutir as possibilidades de se trabalhar fora do mercado tradicional da engenharia e, também, as dificuldades que as startups enfrentam neste cenário.

 

 

 

  • Lisandro Lovisolo  

Lisandro Lovisolo concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2006. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, fundou o PROSAICO (Laboratório de PROcessamento de Sinais, Aplicações Inteligentes e COmunicações – www.prosaico.uerj.br) em 2007 que hoje conta com a participação de diveros colegas e alunos da UERJ. Participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica da UERJ. Seus principais interesses estão nas áreas de processamento de sinais, imagens e vídeos, sistemas e redes de comunicações e as tecnologias subjacentes, sistemas e tecnologias de computação e afins e suas diversas aplicações. Ele nasceu em Neuquen, Argentina em 1974. Porém, sente-se brasileiro e natural do Rio de Janeiro.

 

  • Víctor Romário Paz de Jesus 

Graduando em Engenharia da Computação na UNIFACS e estagiário como desenvolvedor web na Rede Nacional de Pesquisa e Ensino.  Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fapesb em 2014. Realizou atividades voluntárias,  como: Monitor do laboratório de Dispositivos Móveis e Sistemas Embarcados da UNIFACS. Também atua como voluntário do Ramo IEEE UNIFACS (UNIFACS Student Branch) desde 2014, ao qual já atuou como Vice-presidente  por uma ano; Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia da Computação UNIFACS por  2 anos. E desde 2015 ministra curso sobre a Linguagem Java na Universidade Salvador. Atual Embaixador do concurso IEEEmadC (Mobile Applications Development Contest).

Participação: Ministrará Mini-curso JavaFX

 

 

  • Igor Marchesini 

Igor Marchesini é o CEO Brasil da SumUp – fintech líder global em pagamentos eletrônicos para pequenos negócios, com presença em 17 países. Como fundador da empresa no país ele estruturou o negócio e liderou o time que transformou a SumUp no maior pure-player brasileiro de mPOS, levando aceitação de cartões para mais de meio milhão de empreendedores.

Antes da SumUp, Igor foi gerente na Bain&Company, aonde serviu clientes nos setores de aviação, tecnologia, infra e varejo. Nestas indústrias conduziu projetos de M&A, melhoria de performance e marketing.

No IEEE Igor reativou o Ramo Estudantil da UFBA, organizou a RNR/RRR 2002 em Salvador e serviu 2 anos como RSR – apoiando ramos estudantis da América Latina. Serviu ainda no Nominations and Appointments committee, promovendo a participação de voluntários GOLD em cargos de liderança do IEEE. Ele também participou da Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores, atuando como diretor de comunicação da primeira gestão.

Igor é formado em engenharia elétrica pela UFBA e é Arjay Miller Scholar pela Stanford Graduate School of Business, aonde Igor obteve seu MBA.

Participação: Mesa Redonda “A crise na engenharia provocando novas perspectivas”

O objetivo é desenvolver o assunto de startups em cima do tema do evento, assim, discutir as possibilidades de se trabalhar fora do mercado tradicional da engenharia e, também, as dificuldades que as startups enfrentam neste cenário.

 

  • Anderson Pedroza 

 Apaixonado por eletrônica e estuda microcontroladores e suas aplicações com foco na disseminação do conhecimento tecnológico como instrumento de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Além disso, é estudante de exatas e tecnologia e amante da cultura Open Source. Trabalha atuando em projetos de clientes dos segmentos de Telecomunicações e energia, focando na melhoria de processos nas áreas de monitoração e manutenção de Rede até projetos PMO de implantação de plataformas para otimização de controle em diversos segmentos.

Participação: Palestra Aplicações eletrônicas de IoT

 

A MOTIM é uma escola de sonhos e transformação que acredita que mudar é uma escolha e que aprender poderia ser divertido, que DEVERIA ser divertido! E você? Em quê você acredita?

Palestra: Mind$et – Descomplique as suas finanças desenvolvendo uma nova mentalidade

SOBRE O CURSO
Na escola, nos ensinam os planetas do sistema solar, a história da humanidade, a literatura do barroco e como funciona nosso DNA. Chegamos na universidade e aprendemos sobre leis, como construir um avião, Freud, corpo humano ou administrar grandes empresas. Mas em nenhum momento ninguém nos ensinou sobre como cuidar do nosso dinheiro, como poupar e como investir. Queremos te contar o que ninguém te contou até agora.
Queremos te ensinar o que muita gente prefere que você não saiba, mas para atingir isso você vai precisar criar novos hábitos.
O Mind$et quer te ensinar mais que investimentos inteligentes, quer mudar a mentalidade para que você possa atingir os seus sonhos!

Workshop: Showtime – Falar e encantar

SOBRE O CURSO

Você sabia que o medo de falar em público atinge 3/4 da população mundial, que é maior que o medo da morte e que 78% dos executivos brasileiros tem tal bloqueio?​

Este medo é o grande responsável por tirar grandes oportunidades do alcance de pessoas brilhantes.

Conhecer o amor da sua vida, ser aprovado para o emprego dos sonhos, motivar sua equipe em um projeto desafiador e vender um produto inovador são algumas das diversas situações da vida nas quais o grande comunicador sai na frente.

A proposta do Showtime é quebrar o status quoe mostrar que a habilidade de se comunicar bem é possível ser desenvolvida tendo as ferramentas certas nas mãos, aprendendo com os melhores no assunto, estando num ambiente que fomente tais experiências e praticando sempre.

Workshop: BoomIt –  Tenha ideias de negócios e as faça decolarem! 

SOBRE O CURSO

O mundo está mudando. A cada dia que passa, chega uma nova geração ao mercado de trabalho procurando não apenas uma profissão, mas uma causa pela qual lutar. Em paralelo, o avanço da tecnologia vem diminuindo as barreiras para iniciar um negócio, e essa é a saída para muitos jovens que buscam uma carreira com propósito.

Apesar de tudo o que representa, poucos de fato conhecem um método para começar um novo projeto. Independente se você já empreende ou não, se é um projeto social ou com fins lucrativos, conhecer um método de desenvolvimento será o diferencial entre morrer na praia e sobreviver. O BOOM IT! vai te ensinar esse método e com ele você vai aprender a encontrar oportunidades, modelar e lançar o seu negócio.

 

 

 


Em breve mais informações sobre os participantes do evento para vocês!