20/02/2017

IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (lê-se I três E) é a maior e a principal associação profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, sendo responsável pela publicação de mais de 30% de toda a literatura de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação, Biomédica, Aerospacial, Sistemas de Potência e Telecomunicações do mundo.

A princípio, o objetivo do IEEE era promover e disseminar o conhecimento nos campos das engenharias elétrica, eletrônica e da computação , mas atualmente sua missão vai muito além do que era proposto quando foi formada, e hoje o IEEE tem contribuído de forma essencial com o desenvolvimento de áreas como a robótica, bioengenharia, nanotecnologia, entre muitas outras, além de pregar e incentivar o uso da tecnologia como um dos principais recursos para resolução dos problemas mais difíceis da humanidade.

O IEEE é uma organização internacional sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento, integração e aplicação do conhecimento técnico-científico através de congressos, publicações e mídia eletrônica, sendo também responsável por estabelecer diversos padrões técnicos. Suas atividades possuem uma grande credibilidade em todo o mundo, sendo realizadas periodicamente em todos os continentes.

Líder no avanço da tecnologia, fomenta a prosperidade global pelo estímulo da inovação tecnológica, beneficiando as carreiras de seus membros e promovendo sua integração em uma comunidade global de profissionais da área tecnológica, entre eles engenheiros, cientistas, pesquisadores, entre outros.

Atualmente está presente em mais de 160 países, divididos em dez regiões, e possui mais de 430.000 membros em todos os continentes, dentre os quais 27% são estudantes, organizados em aproximadamente 2.806 Ramos Estudantis.

História

O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE) com o Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE).

  • Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE)

Em 13 de maio de 1884, o AIEE nasceu em Nova York. A instituição rapidamente ganhou reconhecimento como a representação dos Engenheiros Eletricistas americanos.
No início, o maior interesse do AIEE era a área de telecomunicações, sistemas de potência e energia.
O AIEE teve uma ativa participação no desenvolvimento dos padrões da indústria da eletricidade, pois foi uma das pioneiras na criação de todo o trabalho dos padrões elétricos nos EUA.
Fundadores do AIEE: Nikola Tesla, Thomas Edison, Alexander Graham Bell , Elihu Thomson, Edwin J. Houston, entre outros.

  • Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE)

Duas grandes organizações – a Sociedade dos Engenheiros de Telefonia e Telégrafos, e o Instituto dos Engenheiros Telégrafos – se juntaram para formar uma sociedade internacional para cientistas e engenheiros envolvidos no desenvolvimento das telecomunicações.
Juntos eles se tornaram o Instituto de Engenheiros de Rádio. Muitos dos membros iniciais do IRE também eram membros do AIEE. O desenvolvimento estrutural e as atividades gerais de ambas as organizações eram semelhantes.
Fundadores do IRE : Robert H. Marriott, John H. Morecroft, Lee deForest, Frederick E. Terman, William R. Hewlett (o Hewlett da HP), Ernst Weber, Patrick E. Haggerty, entre outros.

O logotipo do IEEE possui referências aos logotipos de ambos institutos, representando, assim, a fusão que foi realizada.

O IEEE pelo Mundo

Conheça como é a divisão do IEEE pelo mundo. Veja os links abaixo para acessar a página inicial da sua região IEEE ou aprender sobre as atividades da unidade geográfica (seção, capítulo e grupo de afinidade) da IEEE em sua região.

006699 color chipRegion 1 (Northeastern US)

006699 color chipRegion 6 (Western US)

006699 color chipRegion 2 (Eastern US)

FFCC33 color chipRegion 7 (Canada)

006699 color chipRegion 3 (Southern US)

E37222 color chipRegion 8 (Africa, Europe, Middle East)

006699 color chipRegion 4 (Central US)

008542 color chipRegion 9 (Latin America)

006699 color chipRegion 5 (Southwestern US)

6B1F73 color chipRegion 10 (Asia and Pacific)

O IEEE nas universidades

Os Ramos Estudantis do IEEE são organizações formadas por alunos de Universidades que são membros do IEEE. O Ramo Estudantil é o braço acadêmico do IEEE dentro das instituições de nível superior ao redor do mundo.

O seu principal objetivo é potencializar a participação dos alunos através de atividades extra-curriculares, proporcionando assim aos seus membros:

  • Desenvolvimento de habilidades tanto na área técnica quanto na área de Gestão de Pessoas.
  • Criação de redes de contatos nos âmbitos nacional e internacional.
  • Organizar, desenvolver e participar de palestras, mini-cursos, projetos, visitas à empresas e viagens, congressos regionais, workshops de treinamento.
  • Desenvolvimento de liderança, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento de projetos sem fins lucrativos com parcerias de empresas e instituições objetivando beneficiar a sociedade acadêmica.

Conheça mais sobre o IEEE. Acesse o website: