20/02/2017

IEEE Seção Rio de Janeiro – Brasil

O IEEE no Brasil surgiu em 1956 com a Seção Rio de Janeiro, que na época chamava-se Seção Brasil, expandindo-se até o número de Seções atuais em 1977.

Das 333 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas, formam o Conselho Brasil:  

O Conselho Brasil é composto pelos atuais coordenadores das Seções e presidido por um ex-coordenador que segue um rodízio definido entre as Seções.

Atualmente, o presidente do Conselho Brasil é o Eng. Walter Suemitsu (UFRJ) e o vice-presidente é o Eng. Ricardo P. Jacobi.  Em relação ao número de membros estudantes do IEEE, o Brasil tem mais de 3.948* membros divididos da seguinte forma entre as Seções:

  • Seção Bahia: 684 membros estudantes
  • Seção Centro-Norte Brasil: 387 membros estudantes
  • Seção Minas Gerais: 391 membros estudantes
  • Seção Rio de Janeiro: 564 membros estudantes
  • Seção Sul-Brasil: 1922 membros estudantes.

Além desse membros estudantis ainda existem os estudantes que não estão propriamente cadastrados no IEEE, porém atuam com os grupos os apoiando em determinadas atividades voluntáriamente.

* Dados de 12/2015

A seção Rio de Janeiro é a mais antiga e tradicional do Brasil. Possui uma atuação de grande importância no cenário Mundial devido principalmente a forte atuação de membros de destaque como o Ex Presidente do IEEE Mundial, Roberto Boisson, primeiro presidente do instituto não americano. Com a forte contribuição dos recentes e futuros engenheiros, além de voluntários dedicados, a seção conseguiu renovar seu público e fortalecer a entidade no Brasil.

Para mais informações sobre a Seção Rio de Janeiro, acesse: